• CMRLOG

Logística Internacional: Tire suas principais dúvidas

Sua empresa está crescendo, mas você não sabe muito sobre o comércio exterior? Já ouviu falar em logística internacional? Se essa é uma de suas dúvidas, não se preocupe! O post de hoje foi preparado para que você fique muito bem informado sobre o assunto.


O que é logística internacional?

A logística é um setor muito importante para o desenvolvimento de um negócio e tem como função manter todos os setores de uma empresa funcionando em prol de resultados positivos.

Se quando falamos em logística no mercado nacional, já vislumbramos um grande desafio, empresas que desejam atuar no mercado externo precisam se atentar muito mais a isso.

Assim, podemos conceituar a logística internacional como um conjunto de métodos e ações que objetivam organizar a atuação externa da empresa, favorecendo um melhor relacionamento com parceiros e fornecedores, para torná-la mais produtiva.


Qual a sua importância no contexto corporativo?

Após conhecer o conceito, não fica difícil compreender o importante papel da logística internacional para o crescimento de um negócio. Em resumo, essa estratégia empresarial confere maior organização à empresa, pois valoriza o planejamento e o monitoramento de resultados.

Além disso, é uma importante ferramenta na luta por redução de custos de maneira inteligente, pois gera economia de tempo e dinheiro na execução de ações e reduz erros nos processos.

Ademais, ao favorecer um maior diálogo com parceiros de exportação e importação, seu negócio tem mais facilidade para negociar valores e prazos que lhe sejam vantajosos.


Como conquistar uma boa logística internacional?

Agora que já apresentamos o conceito e a importância desse tipo de estratégia de mercado, chegou o momento de o ajudarmos com essa tarefa. Portanto, confira algumas dicas para conquistar uma logística internacional de sucesso!


1. Conheça os colaboradores e parceiros internacionais:

A primeira dica de hoje faz referência a uma necessidade especial de qualquer empresa que deseja exportar ou importar. Conhecer os colaboradores internacionais é muito importante para você fechar negócios interessantes. Assim, crie o hábito de pesquisar e aumentar sua cartela de parceiros, primando por um contato profissional e respeitoso entre as empresas. Quanto maior o número de colaboradores internacionais, mais sua empresa tem a ganhar.


2. Estude as formas de negociações internacionais:

Conhecer a legislação que rege as negociações internacionais é uma premissa para se obter bons resultados com esse tipo de transação. Existem inúmeras normas tributárias e tratados internacionais que precisam ser estudados e observados ao se fechar um negócio, caso contrário sua empresa corre sérios riscos de fechar parcerias negativas e até ilegais. Por isso, caso se sinta inseguro, consulte uma empresa de consultoria e assessoria para exportação e importação.


3. Avalie qual o melhor transporte:

Escolher o tipo de transporte mais adequado para encaminhar suas encomendas ao exterior é outro passo muito importante desse processo. Afinal, com tantos modais de transporte, é preciso identificar qual se adequa melhor às suas necessidades.

Além disso, pesquise as opções de transportadoras atuantes no mercado e dê preferência para empresas sérias e com experiência nesse tipo de serviço. Com isso você reduz as chances de erros e prejuízos.


4. Fique atento ao valor das moedas:

Por último, é importante ressaltar que todo empreendimento que deseja fazer negócios com parceiros localizados no exterior precisa se manter atualizado quanto à variação no câmbio das moedas desses países. Afinal, essa é uma questão que afeta diretamente seus lucros e pode tornar determinada transação mais ou menos vantajosa em determinado momento.

Como você percebeu, o comércio internacional é uma estratégia que já faz parte da realidade de inúmeras empresas. Se o seu negócio já está preparado para atuar além das fronteiras, seja importando ou exportando, aproveite as dicas de hoje para começar a planejar esse processo.


Acesse a nossa página do Facebook, e fique ligado sobre as nossas atualizações!


NOSSAS LICENÇAS

licença anvisa
licença ibama
licença polícia civil
licença polícia federal
licença receita federal
licença anvisa
licença ibama
licença polícia civil
licença polícia federal
licença receita federal

© 2020 CMRLOG. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn CMRLOG
  • Facebook CMRLOG