• CMRLOG

A logística e a cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos, ou supply chain, é um novo termo utilizado para designar atividades que surgiram junto com a logística, ela é essencial para o comércio mundial, e a logística envolvida no processo de envio destas mercadorias se torna fundamental para esse sucesso. Muitas vezes os termos cadeia de suprimentos e logística são usados para se referirem a mesma coisa, mas há algumas diferenças entre essas duas vertentes que provam que uma complementa a outra.


A princípio, cadeia de suprimentos refere-se a distribuição, fornecimento, processamento e entrega da mercadoria ao cliente final, com o meio de aumentar a eficiência e produzir valor para o consumidor final, essas atividades são consideradas como decisões estratégicas e estabelecem a estrutura da qual a logística é realizada, os operantes dessa cadeia trabalham em várias funções e companhias para garantir que o produto chegue em seu destino final e satisfaça os requisitos.


E a logística é o setor responsável pela movimentação e o armazenamento das cargas entre as organizações e que chegue no momento delimitado ao seu destino. Processos de embalagem, atendimento de pedidos, armazenamento, gerenciamento de estoque também influenciam na logística.


Principais diferenças


Embora os termos possuam diferenças, os dois se relacionam, e alguns processos podem não existir sem o outro.


-O gerenciamento da cadeia de suprimentos é uma forma de vincular os principais processos de negócios dentro e entre as empresas em um modelo de negócios de alto desempenho que gera vantagem competitiva;

-Logística refere-se ao movimento, armazenamento e fluxo de bens, serviços e informações dentro e fora da organização;

-O foco principal da cadeia de suprimentos é uma vantagem competitiva, enquanto o foco principal da logística é atender aos requisitos do cliente;

-Logística é um termo que existe há muito tempo, emergindo de suas raízes militares, enquanto gerenciamento da cadeia de suprimentos é um termo relativamente novo;

-Logística é uma atividade dentro da cadeia de abastecimento.


Como as duas se complementam


Em resumo, a logística é responsável pela movimentação da mercadoria, prazo de entrega, e definir os meios mais ágeis para realizar cada tipo de serviço, visando garantir segurança e cumprimento de prazos.


Enquanto a cadeia de suprimentos possui uma visão mais ampla, planejando todo o fluxo do produto, desde a matéria prima à entrega no cliente final.


A logística possui um papel fundamental na cadeia de suprimentos, já que ela necessita que os produtos cheguem no prazo. Assim, se houver falhas, a cadeia de suprimentos será impactada.


Uma gestão da cadeia de suprimentos adequada e uma logística eficiente contribuem para os resultados métricos da empresa.


Realize uma cotação conosco, e veja como conseguimos agregar segurança e otimização nos serviços prestados, diminuindo custos e aumentando a confiabilidade.


NOSSAS LICENÇAS

licença anvisa
licença ibama
licença polícia civil
licença polícia federal
licença receita federal
licença anvisa
licença ibama
licença polícia civil
licença polícia federal
licença receita federal

© 2020 CMRLOG. Todos os direitos reservados.

  • LinkedIn CMRLOG
  • Facebook CMRLOG