top of page
  • Foto do escritorCMRLOG

As cargas conteinerizadas

Os contêineres são uma espécie de grandes caixas geralmente revestidas de aço, são uma ótima escolha para quem necessita transportar grandes volumes de carga, principalmente no modo aquaviário, além de que são seguros o suficientes contra danos que poderiam ser causados pelo manuseio direto das mercadorias a serem transportadas, e acompanham um índice baixíssimo de tentativa de roubos por conta do seu revestimento.



Eles possuem dimensões padronizadas. Podem ser carregados e descarregados, empilhados, transportados com eficiência por longas distâncias e transferidos de um modal de transporte para outro - navios porta-contêineres, plataforma de transporte ferroviário e caminhões semirreboques - sem serem abertos. O sistema de manuseio é totalmente mecanizado para que todo manejo seja feito com guindastes e empilhadeiras próprias para isso. Todos os contêineres são numerados e rastreados por sistemas informatizados.


O primeiro contêiner da história foi criado na Inglaterra, no século 20, por um motorista europeu chamado McLean, após notar o quão lento era o transporte de cargas de algodão na época, que contava com inúmeras caixas que deslocavam as mercadorias nos portos, que após a Revolução Industrial, passaram a ser muitas.


Não demorou muito para que a invenção dele logo se espalhasse por todo o mundo,

A conteinerização eliminou a classificação manual da maioria das remessas e a necessidade de armazenamento. Ele deslocou milhares de estivadores que anteriormente lidavam com carga fracionada a granel . A conteinerização também reduziu o congestionamento nos portos e encurtou significativamente o tempo de transporte.

E hoje, depois de passar por várias otimizações, ele se estabelecesse como um dos principais meios de armazenamento para transporte em navios.


O transporte de contêiner como acelerador da globalização mundial


Muitos são os atuantes da logística que afirmam que a invenção do contêiner é pioneiro para a globalização mundial, de fato é um equipamento versátil e de reaproveitamento. Os contêineres possuem rápidas soluções econômicas quando o volume de cargas a ser transportado é muito grande.


O conteiner é muito utilizado para transportar cargas secas, como alimentos, móveis, maquinários, mas há também modelos específicos contra o calor, como os refrigerados, e os quais ainda possuem pequenas aberturas nas suas laterais.


Para deslocamento de carga de um país ou continente para o outro, no modal aquaviário, eles são essenciais, um equipamento muito importante da logística, principalmente para fazer o escoamento nos portos.


Os tipos mais utilizados


As grandes caixas de aço são medidas em pés, sistema de medida usado no exterior. Para cálculo, considere que um pé corresponde a doze polegadas.

  • Dry 20’

Esse modelo é viável para cargas secas, que não necessitam de controle de temperatura do ambiente, como produtos industrializados e não perecíveis.

Suas medidas são de 5,9 m de comprimento, 2,34m de largura e 2,04m de altura, com capacidade de carregar 24,000 kg.

  • Dry 40’

A diferença entre ele e o de 20’ está no tamanho, o de 40’ é maior, portanto, capaz de transportar uma maior quantidade de produtos. Também utilizado para o transporte de cargas secas que não requerem controle de temperatura ambiente.

Suas medidas são de 12,03m de comprimento, 2,35m de largura e 2,04m de altura, com capacidade de carregar 26,000 kg.

  • HC 40’

Esse modelo possui medidas internas e externas maiores em relação aos citados anteriormente, sendo mais indicado para realizar o transporte de grandes quantidades de mercadorias e também é útil para o carregamento de projetos customizados, devido a sua altura e largura diferenciadas.

Suas medidas são de 12,03m de comprimento X 2,35m de largura X 2,59m de altura, com capacidade de carregar 26,300 kg.


Na versão HC, existem ainda o de 45’ e 53’ ambos não são utilizados no Brasil.

O de 45’ possui as medidas de 13,7m de comprimento, 2,43m de largura e 2,89m de altura, com capacidade de carregar 25,000kg.

E o contêiner de 53’ possui medidas de 16,1m de comprimento, 2,43m de largura e 2,89 de altura, capacidade de carregar 30,000kg.

  • Reefer 40’

O reefer é indicado para mercadorias que necessitam de refrigeração, ele possui um sistema que mantém a temperatura entre - 35 graus até + 30 graus a depender da necessidade da carga, sua estrutura também é de aço e possui isolamento térmico.

Para que o sistema de refrigeração opere continuamente, o reefer possui um cabo, uma espécie de extensão para conectar a energia nos locais de armazenamento, portos, caminhões e navios. O container reefer tem a função de manter a temperatura do produto, e não baixar, devendo receber o produto pré-refrigerado. Suas medidas são de 11,56m de comprimento, 2,29m de largura e 2,50m de altura, com uma capacidade de carregar 26,000 kg.


Transporte adequado do contêiner


Após a viagem do contêiner no navio, chegou a hora do seu carregamento até o destino final, para este, é necessário opções adaptadas como por exemplo, caminhões e carretas aptas para realizarem esse tipo de carregamento. Esses modelos de caminhões aliados a um porta contêiner, possibilitará que o veículo suporte o peso e a dimensão dos contêineres com toda a segurança necessária para transportar a sua carga.


A escolha da transportadora


Sabemos que a tarefa de transportar o contêiner até o seu destino final requer muita atenção, segurança e que os processos sejam realizados de maneira eficiente e precisa, portanto, a CMRLOG é especializada em transporte rodoviário de carga conteinerizada e presta os serviços pensando sempre na melhoria de acordo com as necessidades de cada cliente. Nossos serviços contam com:

  • Controle de data de estufagem x Abertura de Gate: para evitar custos de veículo parado por Gate não aberto na exportação;

  • Equipamentos de última geração para o monitoramento;

  • Devolução imediata de contêiner vazio na importação.

Consulte-nos para transportar o seu contêiner.

Siga-nos no Facebook e mantenha-se informado :)


562 visualizações
bottom of page