top of page
  • Foto do escritorCMRLOG

Cuidados com o transporte de carga perigosa

O transporte de cargas perigosas tem crescido nos últimos anos, aumentando a circulação de caminhões e junto, a incidência sobre o meio ambiente. Eventuais danos que possam vir a ocorrer com produtos químicos, por exemplo, causam consequências de grandes proporções na vida humana e ambiental.





O que são cargas perigosas?


O órgão responsável pela infraestrutura de transporte no país, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), determina que os produtos perigosos são aqueles de origem química, biológica ou radiológica que são nocivos ao meio ambiente, à vida humana e aos seus bens.


Os produtos químicos são classificados de acordo com a sua natureza e de acordo com os tipos de danos que podem causar, são eles:


  • Explosivos, por exemplo, pólvora;

  • Gases, que dispersam-se no ar e não apresentam odor ou cor, como o gás de cozinha;

  • Líquidos inflamáveis, produtos que geram uma reação de combustão quando em altas temperaturas, como a gasolina;

  • Sólidos inflamáveis, como o enxofre;

  • Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos, são aqueles que pode, liberar oxigênio, como é o caso da água oxigenada;

  • Substâncias tóxicas e substâncias infectantes, por exemplo, pesticidas;

  • Material radioativo, utilizados na área industrial e setor hospitalar, apresentam riscos, pois a energia liberada é invisível, e para sua detecção é necessário o uso de aparelhos específicos, somente a blindagem garante que a radioatividade não se espalhe;

  • Substâncias corrosivas, como ácido sulfúrico;

  • Substâncias e artigos perigosos diversos: categoria que engloba todos os produtos que não se enquadram nas classes anteriores, como a bateria de lítio.


Para o transporte desses produtos, existem símbolos e placas que devem ser colocados nas embalagens e nos veículos que transportam o material. O painel de segurança é caracterizado por uma placa na cor laranja que descreve o número de risco e a classe ONU - um número de série determinado pela Organização das Nações Unidas para identificar produtos químicos- e o rótulo de risco identificado como um losango na cor vermelha informando o símbolo de risco, classe e subclasse de risco.


Embalagens adequadas para transporte dos produtos


As cargas perigosas necessitam de embalagens específicas para o seu armazenamento e transporte e possuir suas informações específicas de forma clara perante as suas características.


Cada categoria necessita de uma embalagem específica, o material radioativo por exemplo, deve estar em isolamento completo, líquidos inflamáveis como a gasolina, é indicado que esteja armazenada em tanques que previnem a oscilação da temperatura do líquido, evitando a combustão.


Os caminhões indicados para esse transporte


Para garantir um transporte seguro, é necessário que as cargas estejam bem acomodadas, necessitando de um veículo adequado que servirá de embalagem final para a carga transportada.


Baú


O caminhão baú é muito utilizado nesse transporte de cargas perigosas por oferecer múltiplas adaptações e criação de condições específicas, como mediação de temperatura, e suas dimensões também servem como elemento de isolamento para alguns componentes radioativos.


Porta Container


O caminhão porta container possui uma longa plataforma que oferece estabilidade para carregar um container de dimensões padronizadas. O grande diferencial é que algumas cargas podem ser movimentadas nessas unidades metálicas, como certos componentes radioativos.


Documentos necessários


Para realizar o transporte de cargas perigosas é necessário que o motorista possua a certificação de Transporte de Produtos Perigosos (TTP) e esteja munido dos documentos pessoais e do caminhão.


É necessário que a ficha de emergência da carga também esteja com o motorista no ato do carregamento.


O transporte de cargas perigosas exige muita técnica e uma série de cuidados e procedimentos. Entendê-los de forma adequada vai tornar todo o trabalho mais seguro e preciso, além de evitar potenciais problemas para a carga e o cliente.


50 visualizações
bottom of page