top of page
  • Foto do escritorCMRLOG

Exportação: Confira 4 motivos de exportação para empresas brasileiras

Todo brasileiro sabe que o momento vivido pelo país está longe de ser dos melhores. Apesar de uma recuperação modesta, a economia brasileira ainda não está a todo vapor. E para driblar a baixa demanda do mercado interno, muitos empresários estão de olho nas oportunidades de exportação. Exportar pode ser uma excelente saída para diversificar mercados, ficar menos dependentes de economias locais e garantir mais vendas.

1. Dólar alto:

O dólar alto, como temos neste momento, é extremamente favorável às exportações.

Quando o preço em reais é convertido para a moeda estrangeira, o produto brasileiro se torna extremamente atrativo aos olhos dos compradores estrangeiros.

Mesmo com a grande valorização do Real no ano de 2016, a expectativa é que o dólar se mantenha acima ou, no mínimo, próximo dos 3 reais, o que é uma excelente notícia para os exportadores


2. Crise no Brasil

Nós sabemos que, apesar da melhora, a crise ainda afeta muitos negócios brasileiros. A demanda interna ainda está baixa e o poder de compra dos consumidores caiu consideravelmente. Para não serem forçados a reduzir a produção e cortar postos de trabalho, as empresas brasileiras podem recorrer à exportação. Ao apresentar seu negócio para o mundo, sua empresa se tornará menos dependente do mercado nacional e poderá garantir as vendas mesmo em tempos de crises. Quanto mais mercados seu negócio atingir, menos sujeito a crises, sazonalidades e oscilações ele estará. Portanto, a crise pode ser o gatilho para iniciar as vendas internacionais e aproveitar as oportunidades de exportação.

3. Alívio dos preços no mercado interno:

Depois de alguns anos de altas de preços, a inflação quase se tornou um grande pesadelo nacional mais uma vez. No entanto, em 2017 essa tendência está se revertendo.

Até o mês de abril, a inflação acumulada é a menor em 10 anos. Isso significa que o empresário brasileiro tem a chance de baixar seus custos adquirindo matéria-prima e insumos com preços mais atrativos. Com isso, é possível aumentar a margem de lucro sem mexer no preço final.


4. Acordo de comércio exterior e demanda por produtos brasileiros:

Além do panorama geral favorável à exportação, o empresário também pode avaliar situações específicas do seu ramo de atuação e a possibilidade de aproveitar acordos de comércio internacional firmados pelo Brasil. Dependendo do produto ofertado pelo seu negócio, pode haver grande demanda de itens brasileiros em outros países. Além disso, os países do Mercosul, além da Europa, da China e dos Estados Unidos são tradicionais parceiros econômicos brasileiros e recebem muito bem os itens produzidos por aqui.

Por fim, ressaltamos que a melhor maneira de conhecer as oportunidades de exportação e aproveitar os benefícios do comércio exterior é contando com profissionais especialistas no ramo. O suporte de uma consultoria especializada pode fazer toda a diferença na hora de exportar seus produtos!


E aí, está pensando em exportar? Quer saber como fazer isso? Entre em contato conosco e comece a aproveitar as oportunidades de exportação agora mesmo!


29 visualizações
bottom of page