No processo de transporte de cargas em contêineres é comum se deparar com os termos LCL e FCL, que respectivamente significam, Less than Container Loaded (menos que um contêiner carregado - fracionado), e Full Container Loaded (contêiner totalmente carregado).
As cargas como LCL, indicam que o exportador não tem carga o suficiente para encher sozinho um contêiner, e por isso, há o compartilhamento do transporte evitando pagar por um espaço qual não utilizará. Nesse caso, o contêiner será compartilhado, sendo a carga enviada junto a de outros exportadores.
Esse modelo é vantajoso por ser econômico, já que o custo é rateado entre os exportadores que estão enviando suas cargas. Ao chegar no destino final, cada importador é responsabilizado pelo cuidado e transporte de sua carga, individualmente.
Já modelo FCL, indica que o transportador tem carga o suficiente para encher sozinho um contêiner, ou também que o mesmo pode não ter enchido sozinho o contêiner, mas prefere ter suas cargas carregadas sozinhas.
Entender estes dois conceitos é muito importante para que você possa se decidir em relação ao carregamento e transporte de suas mercadorias, optando pelo mais viável e o mais econômico.
Diferenças entre LCL E FCL no carregamento
Volume de remessa
O volume de embarque se refere à capacidade que a mercadoria transportada ocupa. Isso geralmente é medido em metros cúbicos ou pés cúbicos. É, na maioria das vezes, o fator decisivo ao escolher entre remessas LCL e FCL.
Remessas LCL são geralmente a melhor opção para remessas de baixo volume entre 2 e 13 metros cúbicos. Cargas com menos de 2 metros cúbicos também podem ser enviadas no modo LCL (ou no transporte aéreo).
As remessas FCL tendem a ser mais baratas quando usam mais de 10 pallets padrão ou ocupam mais de 14 metros cúbicos.
Segurança de carga
É natural que todos os exportadores esperem que suas mercadorias estejam seguras ao atravessar os oceanos. Mas nem todas as remessas exigem o mesmo nível de segurança.
Certos embarques são mais sensíveis a mudanças e movimentos do que as mercadorias estão frequentemente expostas durante o carregamento.
Uma remessa FCL tende a ser mais segura porque tem espaço exclusivo para todo o contêiner. Isso significa que não está em contato com cargas de outros embarcadores - como no caso do transporte LCL - e não corre risco de danos ou contaminação de outras mercadorias. Também, se não houver fiscalização com presença física nas Aduanas dos países, o container chega ao importador com o Lacre que foi colocado pelo exportador.
LCL pode, no entanto, ser a escolha mais segura para certas remessas. Remessas de baixo volume são embaladas de forma mais compacta, o que deixa pouco espaço para movimentação.
Urgência de envio
É importante planejar uma remessa com antecedência, mas as coisas nem sempre se encaixam e as circunstâncias podem não permitir. Ao decidir entre FCL e LCL, taxas à parte, outro fator a se considerar é a urgência de sua carga chegar ao destino.
O frete FCL é geralmente a melhor opção para remessas urgentes ou para remessas que precisam chegar antes de uma data fixada. LCL é mais adequado para remessas com datas flexíveis.
Além dos transbordos, os embarques LCL também estão mais sujeitos a atrasos devido ao manuseio múltiplo que passam durante a viagem. As remessas LCL devem ser descarregadas e carregadas sempre que chegam a um porto de transbordo. No Brasil,. geralmente as cargas LCL tem um tempo maior para que seja validada a Presença de Carga pelo terminal, para início dos trâmites aduaneiros.
Além disso, durante os períodos de alto congestionamento, como a alta temporada de remessa que vai de agosto a outubro ou as semanas que antecedem a Golden Week da China, pode ser mais fácil reservar uma remessa LCL do que uma remessa FCL.
Transporte Rodoviário
No Transporte Rodoviário, os containers (FCL) são transportados em carretas porta container adequadas, onde podem carregar um ou dois containers simultaneamente, de acordo com a característica do destino final.
Já para carga LCL, pode se utilizar um veículo dedicado de acordo com tamanho da mercadoria, para que o importador tenha previsibilidade da chegada da carga, ou, que seja transportada como carga fracionada, onde pode ter um custo menor, mas com Transit Time maior e sem previsibilidade de horários.
Realize uma cotação conosco! E veja como conseguimos agregar serviços, diminuindo custos e aumentando a confiabilidade nos serviços executados.
Comentarios